Foi realizada no mês de abril/22, presencialmente, logo após a Rodada de Negócios no Peru.
Foi prejudicada pelo Toque de recolher ocorrido no Peru. Algumas empresas desistiram de participar da Missão, pela insegurança causada.
A missão foi organizada pelo Secom da Embaixada do Brasil em Quito e foi muito bem conduzida.
O Equador é o 4º. país de importação dos produtos brasileiros. Até o mês de setembro/22 foram exportados 900 mil dólares, com 11,3% de crescimento. É um dos países foco do projeto.
Foram programados 2 dias de reuniões. Sendo:
SIC – Acreditacion
* É uma agência de regulamentação;
* Para participar em licitações públicas, tem que ser realizado um processo de cadastro no site supracitado, chamado de PO 07, onde se registram a empresa e os produtos, pelo período de 01 ano. O custo é de aprox. US$ 1.000,00;
* Processo PO 09, refere aos laboratórios;
* Tem que ter um representante ou empresa local, com endereço físico, que terá o poder de Representação;
* O preço para reconhecer a certificação dos equipamentos é de aprox. US$ 500,00;
https://www.acreditacion.gob.ec/
CAMARA INDUSTRIAL Y DE PRODUCCIÓN
* Agremiação privada, representante de 62 setores produtivos, subdividida em núcleos setoriais. Possui aproximadamente 320 industrias registradas.
* Destaca o decreto executivo n°2393, onde são especificadas as diretrizes que fundamentaram a Ley de Seguridad y Salud del Trabajo;
* Refere aos acordos ministeriais vigentes e, especificamente, aos acordos internacionais firmados com a Comunidade Andina;
* Equador possui setores, entre os que cita o Ministerio del Trabajo e o Ministerio de la Salud. Entre as normas Macro, comenta o Código del Trabajo;
* Cita o acordo ministerial 001, onde são referidas as obrigações das empresas e a planificação para alcançar os objetivos;
INSTITUTO ECUATORIANO DE SEGURIDAD SOCIAL.
https://www.normalizacion.gob.ec/
* ISO 27001;
INEM – Sistema Ecuatoriano de la Calidad
* Regulamentação: As normas são optativas. O Instituto utiliza como base e adapta as normativas internacionais O processo da “criação” de norma inicia com a manifestação de um setor produtivo. Posteriormente, forma-se um Comité de Normalización que elaborará a base técnica. Aprovada a normativa, a mesma transforma-se em Regulamento, sendo seu uso obrigatório. A partir desse momento, o controle é realizado pelo Ente Rector responsável.
* NTI 264, subdivida em Equipos de trabajo (ISO 20347), Equipos de Seguridad (ISO 20345) e Equipos de Protección (ISO 20346);
* Ensaios: Utilizam o processo do Certificado de Conformidad ISO IEC 17067 e Declaración (do fabricante) ISO IEC 17050. A base usada são os informes de ensaio emitidos por laboratórios reconhecidos internacionalmente. Não é realizada uma fiscalização prévia aos equipamentos certificados. A inspeção é feita, surgindo a demanda, quando o produto já está no mercado;
* Regulamentos: www.normalizacion.gob.ec
MINSITÉRIO DO TRABALHO
SECOM – Embaixada do Brasil em Quito, Equador
Foram realizados 22 contatos sendo 21 novos com US$ 60.000 em negócios realizados na ação e a expectativa de negócios para os próximos 12 meses é de US$ 460.000.
Participaram da ação 3 empresas apoiadas.
Sobre o Brazilian Safety
O projeto Brazilian Safety foi desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Com o objetivo de apoiar empresas produtoras de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), como capacetes, óculos, calçados, luvas, coletes, etc, todas com aprovações necessárias para comercialização nos mercados internacionais.
Sobre a ANIMASEG
A Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho é a entidade que, desde 1978, congrega as empresas do setor de segurança e proteção ao trabalho, fabricantes de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como de equipamentos afins.
Inteiramente engajada na luta pela melhoria da qualidade e produtividade no setor, promovendo e defendendo os interesses e objetivos comuns dos associados, tem por objetivo principal, a redução de acidentes de trabalho.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.